quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

“È Preciso reverter às dores de parto em alegrias de Nascimento” (Biderman, 2011)

Já não é possível esconder as alterações climáticas que passa o planeta terra. Os efeitos destas mudanças batem direta ou indiretamente, com mais ou menos intensidade na portas de todas as pessoas, sem exceção.  Quando se fala em aquecimento global, não se está referindo à um lugar de conto de fadas.  Fala-se da terra o nosso único planeta, nossa casa. O destino da raça humana, criação de Deus nunca esteve tão dependente da ação solidaria e responsável, individual e coletiva de tantos seres. A situação tornou-se tão emergente que a extinção de qualquer ente vivo membro desta comunidade terrestre tem o poder de desestabilizar a saúde, e ameaçar a vida de nos, os antes auto-suficientes seres topo da cadeia alimentar.
            Contraditoriamente a todas as evidencias existe ainda as correntes  de pensamentos céticos que defende este movimento louco do clima como uma alteração natural da terra, uma necessidade de  tempos em tempos e que não se pode evitar. Verdade é que como qualquer ser vivo o planeta em defesa de sua saúde tenta expelir os agentes que lhe provocam danos.  Mas, diferentes de bactérias e vírus, somos seres racionais, imagem e semelhança de Deus. Esta imagem não é apenas uma simulação da verdade, apesar de alguns irmãos não possuírem a capacidade de acessar a divindade que todos somos possuidores. Nós cristãos não podemos ficar inertes vendo tudo isto acontecer, até porque neste mundo coisificado, os primeiros a serem afetados negativamente sempre serão os mais pobres e fracos da sociedade.
            A igreja de cristo inspirada pelo espírito santo convoca a todos no ano de 2011, para a percepção, julgamento e uma real ação prática para no mínimo amenizar a tragédia ambiental, social e conseqüentemente econômica que se prenuncia.
            Devemos no seio da nossa comunidade identificar onde estão às melhorias necessárias que precisam ser realizadas. Mas, com o cuidado para não perder o foco em tentativas inúteis de se identificar culpados.  A prática necessária é a cobrança de novas posturas das autoridades, dos proprietários rurais, comerciantes e individual de cada um, principalmente nas ações de consumo e que são denunciadas pela máquina da verdade em que se transformaram as inocentes lixeirinhas espalhadas pela casa.
             Apenas como lembrança: “Tragédias como as ocorridas no estado do Rio de Janeiro em 2011, não são obras do acaso”.
 Parafraseando Dra Rachel Biderman, advogada e coordenadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas:

“È Preciso reverter às dores de parto em alegrias de Nascimento”

MEIO AMBIENTE. CIDADANIA EM PRÁTICA.

Estamos vivendo um tempo estranho. Tempo de facilidades em alta de se possuir, consumir e destruir. Tempo de uma felicidade que parece cada vez mais tênue e distante, tempo de aparências e de muitas coisas fora do lugar. O planeta também passa por momentos difíceis, onde “a criação geme como em dores de parto” (Romanos 8,22)
Os efeitos das transformações por que passa o planeta pode ser sentido em diferentes formas e lugares. Secas onde esta não existia, chuvas cada vez mais intensas onde quase não chovia e o advento de doenças chamadas comumente de viroses e anta viroses cuja manifestação tem ocorrido com freqüências e intensidades nunca antes vistas. COMO SE PROTEGER? COMO NOS CIDADÃOS COMUNS PODEMOS FAZER PARA MUDAR E ALIVIAR ESTAS TRANSFORMAÇÕES? COMO DAR ESPERANÇAS DE UMA VIDA MAIS AMENA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS?
No que diz respeito aos efeitos globais das mudanças climáticas, a saída está em enviar emails e cartas para os parlamentares, solicitando aprovação de leis restritivas sobre emissão de carbono, produtos geneticamente modificados, consumo etc. Também se deve apelar aos poderes executivo e judiciário para que façam as leis que já existem  funcionarem.
Mas, pode-se mais, principalmente na ação cidadã local. Hoje uma das maiores mazelas que causam desesperança aos moradores das cidades são as ocupações em áreas de risco, moradias precárias, disposição e destino incorreto de lixo e esgoto sem tratamento.  MAS, COMO PROVOCAR MUDANÇAS? O QUE FAZER PARA MUDAR ESTAS REALIDADES?
Desde a Constituição Federal de 1988 está preconizada a adoção de instrumentos de participação popular nas administrações públicas em todos os níveis. No nível municipal isto se da através dos conselhos municipais. Quase todas as decisões a serem tomadas podem e devem ser ratificadas por estes conselhos. Procure saber os horários e dias das reuniões e exija sua participação. Forme comissões com seus vizinhos e encaminhem ao chefe do poder executivo e legislativo local. O POVO NÃO SABE A FORÇA QUE TEM!
Não é pela falta de leis que muitas providências deixam de serem tomadas. O poder judiciário precisa ser muitas vezes motivado. Procure o fórum local, acesse os serviços da promotoria de justiça. Direito ambiental e de natureza difusa, ou seja, do interesse de todos, você não necessita em alguns casos de desrespeito às leis ambientais mover processos judiciais, a promotoria faz isto por você.
Finalmente, teste algumas receitas simples, que têm o poder de garantir a  esperança de um futuro com menos poluição, doenças  :

·        Evite usar sacolas plásticas desnecessariamente, opte por sacolas de papel ou tecido;
·        Respeite os horários de coleta de lixo em sua rua;
·        Participe mais da vida administrativa de seu município;
·        Cultive a ética, religião e amor em sua casa e na formação dos seus filhos, não deixe que a TV faça isto por você;
·        Coloque sua felicidade no ser e não na necessidade de ter;
·        Revista-se do espírito santo e deixe-o agir, principalmente no dia a dia. No calor dos louvores aos domingos, muitas vezes promete-se coisas que ao meio dia dos dias da semana não se coloca em prática. Estas promessas voltam na pauta pessoal nos cultos dominicais e novamente não são cumpridas. Não brinque com DEUS. Faça da religião uma ação prática em sua vida;
E principalmente viva e deixe viver, “a criação geme como em dores de parto” (Romanos 8,22) porque nesta época de coisificação do mundo tudo parece que foi deixado no piloto automático.

AMIGO, NÃO SEJA EXPECTADOR DA EXISTÊNCIA, RETOME AS RÉDEAS DE SUA VIDA.