quinta-feira, 17 de junho de 2010

A DEMOCRACIA E O MEIO AMBIENTE COMO LIBERDADE

A administração pública possui cinco pilares fundamentais. Um destes pilares, o menos atendido, é a publicidade. Não a publicidade que INFORMA e sempre pode ser vista na TV, em alguns jornais e em informes com intenções de enganar e angariar votos. Falo da publicidade que TRANSFORMA.


Para se viver em equilíbrio com o meio ambiente natural e antrópico, é fundamental que os cidadãos saibam: O que se pode; O que se deve; Como e quem decide o que: Na união, nos estados e principalmente nos nossos municípios.

É fundamental e recomendado legalmente que os municípios publiquem e distribua cópias da Lei Orgânica Municipal, Código de Posturas, Código de obras, Tributário, etc...

Informação sobre o que ocorre na administração pública é um direito garantido constitucionalmente ao cidadão.

A democracia oxigena-se e respira, quando os cidadãos participam e principalmente conhecem: a função e limitações do Prefeito, dos Vereadores, dos Secretários, dos Conselhos Municipais, etc... Infelizmente, assim como o meio ambiente, a democracia é posta à prova todo o tempo em nossas cidades. Precisamos saber reconhecer em nossas comunidades as atitudes democráticas e os discípulos, mesmo que velados de tiranos históricos como Stalin, Hitler e déspotas mais atuais como Hugo Chaves. Todos estes mostraram sua verdadeira face quando tiveram acesso ao poder. Conhece algum destes em sua cidade?

Conheça as leis municipais. Participe e informe-se sobre conselhos municipais. Democracia deve ser um exercício diário.