sexta-feira, 14 de maio de 2010

TEMPOS DE CRISE!

Vivemos tempos de crise, não apenas a crise financeira, mas uma crise que está ai há mais tempo; “uma crise de humanidade”. Vivemos numa sociedade onde as drogas estão se tornando gêneros de primeira necessidade, não apenas as drogas puníveis, mas principalmente as toleráveis, como álcool e cigarro. Como falar em preservação de meio ambiente externo, se não se respeita o maior patrimônio natural do próprio homem e templo de Deus, “O corpo”.
O desrespeito com o meio ambiente que nos rodeia, começa na descarga de nossas casas, através da qual despejamos centenas de litros de dejetos por dia, nos mesmos mananciais de água que logo abaixo captamos para beber. Continua no lixo que sem controle produzimos todos os dias e depositamos na lixeira “mágica”, que desintegra tudo ou simplesmente colocamos em qualquer horário e quantidade nas calçadas e que some levado por homens que não sabemos o nome, para quem trabalham, e o que fazem com ele. Mas afinal também não é de nossa conta! Ou será que é!
E as praças e árvores tenho certeza que tem alguém querendo cortar uma. Mas, para que preservar, ninguém liga e elas estão ai para nos servir. Não é mesmo!
Quanto ás praças, existe até placa para não depreda-las! Um disparete!
Em 05 de junho de cada ano, comemoramos o dia Mundial de Meio Ambiente. A festa sempre se dá com distribuição de mudas,de discursos copiados e de muitos papelzinhos que em menos de cinco minutos são jogados no chão emporcalhando as ruas. Há! Mas, como disse, tudo está ai para nos servir! Para que preservar, para que se preocupar. Afinal não é de ninguém! Ou será que é?
Nesta época de crises, a crise maior é a crise do respeito, a crise do conhecimento, onde ter e muito mais importante que ser.
Estamos perdendo a capacidade de nos indignar. A capacidade de nos comportamos como seres ditos humanos, uma capacidade fundamental que nos diferencia dos bárbaros da idade média; a idade das trevas. Mas para que se importar com esta história de meio ambiente, nada disto é comigo.
E assim depois das comemorações o dia mundial do meio ambiente e de aliviarmos nossa consciência com a doação de mudas, recomeça tudo em nossa escola e cidade, onde tudo se repete. A descarga, o lixo, o desrespeito com o corpo, com as árvores, com as praças, com os córregos e muito mais...
Não vou tomar mais o tempo de vocês, afinal é apenas um texto cheio de palavras que em 05 minutos serão logo esquecidas. Isto é claro até o momento em que nossos filhos ficarem doentes, até alguém ver o seu imóvel desvalorizado pelo odor do lixo, até chegarmos em casa e na torneira não sair água. Mas, Afinal de contas isto não acontece aqui no leste de Minas Gerais! Não é mesmo!
VAMOS CONTINUAR NOSSO TEATRO! FINGINDO QUE NÃO É CONOSCO, AFINAL DEVE HAVER ALGUM CULPADO NÃO É MESMO! SEMPRE HÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário