quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FEVEREIRO HISTÓRICO PARA TARUMIRIM. O FIM DO “LIXÃO”.

 A missão de um servidor público é trabalhar o máximo possível e sempre atendendo os princípios da administração pública, servindo com ética e presteza a população. Mas tem gente que faz mais!
Existem muitos impecílios que precisam ser vencidos antes de se poder conseguir algo dentro de uma administração municipal. Recursos financeiros na grande parte das situações não são os maiores gargalos dos municípios. Falta vontade, falta capacidade técnica, falta comprometimento, falta muitos atributos que são adquiridos pela personalidade ao longo da vida, principalmente aqueles passados pela conduta ética e de exemplos de avos, país e amigos zelosos.
Foi preciso esforço, trabalho técnico, boa vontade e comprometimento, para que finalmente, após quase 30 anos o “lixão” da cidade de Tarumirim deixasse de existir.  Neste tempo estranho em que vivemos outros levam os louros, mas sabe-se que quem realmente arregaça as mangas são os anônimos que apesar de muitas vezes não lembrados são os  que promovem as mudanças que são necessárias nas comunidades. Em Tarumirim não é diferente.  Até porque Meio Ambiente, como dizem os políticos mais turrões “ainda dá poucos votos”!

            Mais uma vez inquestionavelmente a Sec M. Meio Ambiente cumpriu com o seu dever de se tornar um marco histórico de excelência e serviço a comunidade Tarumirinhense.  

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vem ai o projeto de coleta seletiva "RECICLA TARU".

 Com o nome “Recicla Taru”, será lançado em breve o programa de coleta seletiva de lixo em Tarumirim ainda no primeiro semestre de 2011.
            O Lançamento do Programa será precedido de palestras nas escolas e mobilização da população. Serão Instalados em breve PEVS (lixeira multicores) nas escolas e cerca de 40 placas de aço com dias e horários de coleta de lixo nas ruas da cidade, modo de separar os recicláveis. Estão sendo preparadas uma serie de ações educativas, culturais e religiosas para o dia de lançamento da campanha. É aguardar e participar!

UTC DE TARUMIRIM JÁ OPERA COM 80% DE SUA CAPACIDADE. ESTAMOS NOS AJUSTES FINAIS PARA OS 100%

 Apenas 20% dos resíduos do Município de Tarumirim, ainda não são triados. A capacidade da UTC e de cerca de 6toneladas de lixo diária com 15 funcionários. Estamos com 10 funcionários, mas em uma semana, se Deus permitir funcionaremos com 100% da capacidade de triagem para Tarumirim.
O próximo passo é a instalação do Programa de coleta seletiva. Aguardem já estamos trabalhando na confecção do material publicitário e evento de lançamento da campanha.



Com apoio da Sec M. Meio Ambiente, projeto de reflorestamento do IEF, deslancha em Tarumirim



 Contando com total apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que cede funcionários entre outras formas de apoio, projeto do IEF em dois anos de funcionamento, já beneficio diversos proprietários de terras em Tarumirim. O projeto  distribui gratuitamente: mudas, arame, mourões, iscas de formiga e assessoramento técnico para recuperação de nascentes e outras áreas de preservação permanente.
Somando as mudas do projeto, as produzidas no horto florestal de Tarumirim e outras provenientes de doação de empresas. Chegou-se neste mês de fevereiro a aproximadamente  60.000 mudas distribuídas no Município de Tarumirim em pouco mais de dois anos de existência da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.