quinta-feira, 30 de setembro de 2010

TARUMIRIM A HISTÓRIA ESQUECIDA PARTE III

Apesar da preocupação com a questão ambiental no mundo ter tomado forma a partir da década de 1970 e no Brasil os anos 1980 terem se tornado referência na conquistas de leis e regulamentos ambientais; na cidade de Tarumirim, somente a partir de 1997 podem ser encontradas as primeiras ações institucionais com viés ambiental. Mas, os grandes impactos ambientais na área urbana da cidade começaram há ocorrer uma década antes.


De 1978 a 1980 – o então prefeito da época promoveu varias frentes de abertura de lotes urbanos na cidade. Data também da década de 1980 a retirada de centenas de caminhões de cascalho no topo de morro conhecido como “Morro da Igrejinha”, fato que transformou a paisagem deste local, tornando-o uma das áreas de risco mais relevante do município.

Enquanto isto, na dinâmica da população, na década de 1980 toda a região passa a sofrer um novo fluxo migratório, desta vez em direção aos países do norte, com expressão maior para os Estados Unidos da América. A partir desta época os problemas ambientais na cidade começaram-se a tornar-se mais evidentes. Os novos emigrados passaram a enviar recursos financeiros para os familiares e com isto aumentou-se consideravelmente a quantidade de novas construções. A influência da entrada de divisas provocou especulação financeira sobre os espaços urbanos e consolidação da ocupação de muitas áreas periféricas da cidade.

Recentemente a cidade passa por outra importante transformação. A crise econômica mundial que assolou principalmente os EUA e, as recentes leis imigratórias mais rígidas desse país propiciaram o regresso de muitos habitantes para a cidade o que provavelmente irá dar lugar a um novo ciclo de urbanização com pressão na demanda por novas áreas de lazer e também aumento do uso dos recursos naturais já frágeis na cidade como água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário